Conversa sobre Segurança da Informação

Continuando a conversar sobre o tema de segurança da informação, temos que nos acostumar em sempre procurar uma forma de proteção, mesmo que seja pela simples omissão de dados em uma conversa, pessoal, por chat de whatsapp ou outro meio que estejamos trocando informações.
Nesse sentido devemos nos questionar o que fazemos para que, as informações trocadas em tais meios, não sejam interceptadas por interlocutores não autorizados ou desconhecidos?!

Vou esplanar, de uma forma pessoal e por experiência acadêmica, algumas formas que podemos utilizar os meios digitais a nosso favor e termos a certeza de que tudo o que está sendo tratado entre eu e você não chegue ä ele.

Ponto Importante: Utilizar meios seguros e testados, mas fica a pergunta como vou ter certeza que este meio é seguro? Podemos observer algumas características que podem fazer a diferença: Criptografia

Praticamente todos os meios de envio de mensagem tem um sistema de criptografia que pode ser utilizado.

Citando alguns que uso:

  • Assinatura Digital utilizando chave pública
  • Acesso a sites https que são criptografados usando SSL
  • Utilização de chaves assimétricas para conversas, nesse ponto temos exemplos de aplicativos que usam o protocolo XMPP  podendo cifrar conversar entre interlocutores que conhecem as chaves públicas de  ambos, também podem ser usadas em mensagem por email, o Thunderbird tem um complemento que possibilita crifrar as mensagens antes de enviar e elas só podem ser lidas pelo portador da chave privada do destinátario.
  • Criptografia de dados usando chaves simétricas ou assimétricas
  • Utlização de técnicas de conhecimento, nesse ponto você cria regras com base no conhecimento coletivo de um determinado grupo, para que a mensagem não possa ser interpretada por um indivíduo de fora do grupo


Além dos citados acima, existem outros meios mais complexos como Esteganografia em imagens, que utiliza a modificação, basicamente, a nível dos pixels.

Finalizando o assunto, por enquanto, consigo afirmar que podemos nos proteger, mas sabemos que os recursos de quem quer a informação pode ser ilimitado, mas se dificultarmos o passo inicial da captação podemos minar as possíveis próximas tentativas.

Semana que vem trago mais tópicos sobre assuntos digitais!

Share this content: