GTKmm programando na prática (Criando Janelas)

A maioria dos tutoriais que achamos na internet sobre programação comercial com GTKmm são em Inglês ou são basicamente montagem de janelas, não temos menções com conexão com banco de dados ou manipulação de mais de uma janela nesse tipo de programação.
Venho mostrar para vocês que mesmo sendo trabalhoso podemos montar programas em linguagem de alto nível, no caso C++, com interface gráfica para seu cliente.
Dividiremos nosso estudo em 3 etapas: Criação da Janelas, Criação do Banco de Dados e Integração Janelas com o Banco.

Criando Janelas
Vou passar com entender, criar e manipular janelas em GTKmm, nesse processo iremos utilizar uma técnica que se baseia na visualização mental.
Existe uma ferramenta chamada Glade que é utilizada como IDE de criação de janelas em GTK+ e que pode ser expandida para GTKmm, porém por opção pessoal não a utilizo, na minha opinião ela carrega muitos recursos desnecessários, além de que o "mapeamento" dos objetos para a classe demanda de um trabalho que se fizermos diretamente, e dinamicamente, no código poupa-nos serviço.
Mesmo com essa argumentação contrária ao uso do Glade, recomendo utilizarem-o como auxiliar para entender o posicionamento dos Widgets (objetos) no Containers da janela.

 

 

Share this content: